Ciclistas de Manaus celebram lei que cria área de proteção para treino em vias públicas

Ciclistas de Manaus celebram lei que cria área de proteção para treino em vias públicas

Ciclistas competidores agora podem contar local e horário específico para praticar o esporte com mais segurança em Manaus. Isso porque a Prefeitura sancionou uma lei que cria as Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs), espaço com um trecho mínimo de 1 quilômetro e meio lineares em cada sentido. A gestão desses espaços ficará a cargo do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

De autoria do vereador Peixoto (PTC), o projeto foi sugerido pelo grupo Pedala Manaus, conforme revelou o coordenador da iniciativa, Paulo Aguiar. “Ele visa garantir mais segurança e criar uma área própria para treino dos ciclistas de competição. No caso, não é para lazer ou transporte. Como Manaus não tem essa área, tornou-se necessário”, destacou.

O PL ainda sofreu veto do prefeito em artigo que previa as APCCs no Novo Aleixo e na Ponta Negra, entre 4h e 5h30 da manhã. O Poder Executivo também promoverá campanhas educativas para alertar os motoristas para a importância da lei e irá regulamentá-la, definindo o valor da multa aplicável em casos de descumprimento.

Ciclista de competição desde 2014, o engenheiro civil Marcioney Santos, 51, tinha interrompido os treinos por conta do risco de acidentes no trecho da via próximo à orla da Ponta Negra. Ele comemorou a nova legislação. “Ela cai num momento muito bom, porque a gente está sem espaço para fazer treinamentos. Eu, inclusive, parei mais de treinar na rua por conta de lesões”, revelou.

As Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição já existem em cidades como o Rio de Janeiro desde 2013, onde os atletas usam trecho de via no Aterro do Flamengo para treinos. O acesso ao local é bloqueado pelo poder público no horário determinado, geralmente ao amanhecer, garantindo a segurança dos competidores.

Fonte: Toda hora

big

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *