Prefeitura de Manaus realiza disputas de judô no encerramento da 27ª edição das Municipíadas da rede municipal de ensino

Prefeitura de Manaus realiza disputas de judô no encerramento da 27ª edição das Municipíadas da rede municipal de ensino

Estudantes de aproximadamente 70 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus participaram, nesta terça-feira, 23/6, das disputas de judô realizadas no Ginásio Poliesportivo Renné Monteiro, no bairro Chapada, zona Centro-Sul da capital. A modalidade marcou o encerramento da 27ª edição das Municipíadas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciada em 29/5.

As competições ocorreram nas categorias mirim, infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino. As disputas contemplaram as categorias ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado, reunindo atletas iniciantes, das faixas branca à azul, e graduados, das faixas amarela à marrom. Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados, tanto entre os estudantes quanto entre as unidades de ensino participantes.

Para o coordenador de judô, Deangelis Seixas, as disputas têm caráter competitivo, mas também representam uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os estudantes.

“A celebração do judô nas Municipíadas é o ponto alto de todo o trabalho pedagógico que realizamos na rede municipal. Os projetos de lutas e o trabalho desenvolvido pelos professores refletem diretamente neste momento, em que celebramos a modalidade e difundimos seus valores entre os alunos. Além do espírito competitivo, o judô promove disciplina, rotina e princípios fundamentais para a formação dos estudantes. Eles têm a oportunidade de vivenciar um ambiente de competição saudável e de interação com colegas de outras escolas”, destacou.

Responsável por cerca de 50 alunos das escolas municipais Raul Veiga e Álvaro Botelho Maia, ambas localizadas no bairro Cidade de Deus, zona Leste, o professor Renato Matheus participou da competição em todas as categorias e naipes. Segundo ele, os jogos contribuem significativamente para a formação dos estudantes e para a integração entre as unidades de ensino.

“O aprendizado nas artes marciais passa, principalmente, pelo respeito ao próximo, pela perseverança e pelo controle das emoções. Buscamos criar um ambiente rico de treinamento, em que alunos mais experientes possam compartilhar conhecimentos com os mais novos, permitindo o desenvolvimento de diferentes técnicas e desafios. Em todo esse processo, trabalhamos valores como respeito, convivência em sociedade e a compreensão de que a educação e o esporte podem transformar vidas, abrindo portas e apresentando novas oportunidades”, comentou.

A estudante do 7º ano, da escola municipal Magnólia Frota, Dehana Souza, de 15 anos, é a atual campeã da modalidade jiu-jítsu na categoria juvenil das Municipíadas e vencedora da competição de judô na mesma categoria em 2024. A campeã afirmou que participar da competição representando sua escola é motivo de orgulho.

“A gente se prepara muito para conquistar bons resultados. No judô, aprendi que somos uma grande família e que devemos respeitar todas as pessoas. Fico muito feliz em representar minha escola e receber o apoio dos colegas e professores. Antes das lutas, conversamos bastante para controlar o nervosismo, porque isso pode atrapalhar o desempenho. Também incentivamos uns aos outros a continuar treinando para alcançar bons resultados”, concluiu.

A premiação geral das Municipíadas está prevista para ocorrer na segunda quinzena de julho, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, da Semed.

#paratodosverem – Desporto escolar

— — —

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed


Fonte: Prefeitura de Manaus

Leia a matéria original

Portal Grande Circular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *