Governo do Brasil lança plataforma para modernizar gestão de patrocínios públicos federais

Governo do Brasil lança plataforma para modernizar gestão de patrocínios públicos federais

Sistema substitui ferramenta usada há 25 anos e qualifica a análise dos projetos com critérios sobre finalidade pública, alcance social, território e impacto esperado dos investimentos

O Governo do Brasil, por meio do Departamento de Patrocínios da Secretaria de Publicidade e Patrocínios da Secom-PR, lança nesta  terça-feira (23) a nova Plataforma de Gestão de Patrocínios Públicos Federais. A ferramenta substituirá o Sistema de Controle de Ações de Comunicação, o SISAC, utilizado há 25 anos pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal, o SICOM.

A plataforma representa uma evolução na forma de analisar e acompanhar os patrocínios públicos federais. O sistema deixa de se concentrar apenas no registro operacional dos projetos — como descrição das ações e formas de exposição de marca — e passa a organizar informações qualificadas sobre os objetivos públicos de cada iniciativa.

Na prática, a ferramenta orienta a análise prévia dos projetos a partir de critérios mais objetivos, como público-alvo, alcance territorial, aderência a políticas públicas, sustentabilidade, acessibilidade, contrapartidas e impacto esperado para a sociedade. O objetivo é reduzir subjetividades, ampliar a transparência e dar mais segurança aos órgãos e entidades responsáveis pelos patrocínios.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República não possui recursos próprios para patrocínios. As decisões sobre os projetos continuam sendo de responsabilidade dos órgãos e entidades patrocinadoras, conforme sua governança própria, autonomia administrativa, legislação aplicável e regulamentos internos. A plataforma foi desenvolvida para facilitar a gestão, padronizar informações e qualificar a análise no âmbito do SICOM.

Para a secretária de Publicidade e Patrocínios, Samantha Marchiori, a nova plataforma marca uma etapa importante de modernização da gestão dos patrocínios públicos federais. “Mais do que substituir um sistema antigo, estamos estruturando uma forma mais objetiva, transparente e segura de analisar os patrocínios. A plataforma fortalece a governança, melhora a qualidade das informações e permite que os investimentos sejam avaliados a partir de sua finalidade pública e de sua contribuição para a sociedade”, afirmou.

ANÁLISE MAIS QUALIFICADA — A plataforma amplia a capacidade de análise dos projetos, com indicadores mais objetivos sobre finalidade, público alcançado, região atendida, contrapartidas previstas, relação com políticas públicas e impacto esperado para a sociedade, incluindo dimensões sociais, econômicas, culturais, esportivas, ambientais e territoriais.

Segundo a diretora do Departamento de Patrocínios, Ana Fraga, a mudança dá mais consistência à análise e mais segurança às instituições patrocinadoras. “Antes, a ferramenta tinha uma lógica mais voltada ao processo e à descrição do que seria feito. Agora, passamos a trabalhar com objetivos mais claros: qual público será alcançado, em que região, com qual finalidade pública e com que impacto esperado para a sociedade”, destacou.

Ana Fraga explica que a plataforma não altera a autonomia dos órgãos e entidades, mas melhora a qualidade das informações disponíveis para a tomada de decisão. “A plataforma não substitui a governança das instituições. Ela estrutura melhor as informações, reduz subjetividades e dá mais segurança para que cada patrocinador analise seus projetos com critérios objetivos e rastreáveis”, afirmou.

DEMOCRATIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO — A plataforma incorpora indicadores para acompanhar a distribuição territorial dos investimentos e apoiar decisões voltadas à ampliação do alcance das ações patrocinadas em diferentes regiões do país. O objetivo é democratizar o acesso aos recursos públicos destinados aos patrocínios e contribuir para maior equilíbrio regional na aplicação dos investimentos.

PÚBLICO-ALVO — A ferramenta será utilizada por empresas estatais federais, ministérios e órgãos integrantes do SICOM, gestores de patrocínio, usuários operacionais, multiplicadores indicados pelas organizações participantes e integrantes do Comitê de Patrocínios.

A implantação será acompanhada por ações de comunicação e capacitação para apoiar os usuários na transição para o novo sistema. Estão previstos treinamentos operacionais, vídeos tutoriais e suporte técnico durante o período de adaptação.

Também haverá uma fase de convivência entre o SISAC e a nova plataforma, para garantir a continuidade das operações.


Fonte: Agência Gov / Governo Federal

Leia a matéria original

Portal Grande Circular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *