Ibovespa cai com temor por intervenções de Trump no Irã e no Fed

O Ibovespa voltou a fechar o pregão em baixa de 0,72%, aos 161.973 pontos, refletindo o desempenho das bolsas de Nova York. O recuo do índice foi apoiado pela cautela de investidores frente ao temor da interferência do governo Trump no Federal Reserve (Fed) e no Irã, além da desvalorização dos papéis dos bancos após a divulgação da retração de 0,1% no volume de serviços no Brasil em novembro, feita pelo IBGE.

Durante a sessão, os chefes dos 11 principais Bancos Centrais do mundo divulgaram uma declaração conjunta em apoio ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após esse ter sido ameaçado pelo governo dos EUA de indiciamento por comentários feitos ao parlamento. Na carta, os bancários reforçam a importância da autonomia da instituição: “A independência dos bancos centrais é a pedra fundamental da estabilidade econômica, financeira e de preços no interesse dos cidadãos que atendemos”, traz o texto.

O desempenho do índice também refletiu o movimento das bolsas de Nova York, que operaram com viés negativo após Trump cancelar reuniões com oficiais do Irã e dizer a manifestantes que “a ajuda está a caminho”. Na segunda-feira (12), o presidente estadunidense havia anunciado uma tarifa de 25% sobre todos os negócios realizados com os EUA para quaisquer países que mantenham relações comerciais com o Irã.

No cenário doméstico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de novembro, que mostrou retração de 0,1% no volume de serviços frente a outubro — quando atingiu o patamar recorde da série histórica. O resultado causou desvalorização das ações dos bancos, que pressionaram o desempenho negativo do Ibovespa.

Os papéis da Vale e da Petrobras tiveram grande avanço durante a sessão, com o aumento dos preços do petróleo. Apesar de não serem suficientes para tornar o índice positivo, os desempenhos das empresas atuaram para frear a queda do Ibovespa durante a sessão.

Maiores altas e quedas do Ibovespa

Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:

Ações em alta no Ibovespa

  • Fictor Alimentos SA (FICT3): +27,45%

  • Arandu Investimentos S.A (RCSL4): +20,00%

Ações em queda no Ibovespa

  • Oi S.A.Non-Cum Perp Pfd Registered Shs (OIBR4): -19,61%

  • Sondotecnica Engenharia de Solos S.A. (SOND3): -19,46%

 

O volume total negociado na B3 foi de R$24.948.807.634, em meio a 4.188.268 negócios.

 

Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.  

 

O que é o Ibovespa e como ele funciona?

 

O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.

 

O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?

 

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.

Pixel Brasil 61

Avatar

redacao grande circular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *