Com reaquecimento da economia Manauara Shopping ganha novas operações
Empresários demonstram confiança para investir na abertura de novos negócios ou expandir os já existentes
O setor empresarial volta a respirar mais confiante e o resultado disso é que diversos investimentos importantes têm se notado na cidade, um bom indicador do reaquecimento da economia local. Segundo dados da Junta Comercial do Amazonas (Jucea), de janeiro a abril deste ano, mais de 2700 empreendimentos foram constituídos no Amazonas, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2020.
Um dos maiores shoppings da capital, o Manauara Shopping é um bom termômetro da movimentação econômica da cidade. Para os próximos meses o empreendimento espera novas operações comerciais, além de reformas e ampliações em operações existentes.
A loja de produtos esportivos Centauro, por exemplo, está reformando e modernizando sua loja no mall, proporcionando ainda mais conforto e opções para os clientes. A conceituada iPlace está ampliando sua área física, mantendo o atendimento personalizado e apresentação de mix de produtos da marca Apple, que coleciona uma legião de fãs por agregar funcionalidade e tecnologia de ponta em seus produtos.
O segmento de vestuário conta com a instalação de nova loja de moda unissex Ellus, ainda no primeiro semestre de 2021, sob a batuta do grupo Gesta. Também deve inaugurar em breve uma unidade do Adolpho Assador, tradicional casa de carnes ao qual se deve a popularização da picanha no bafo no Amazonas. No segmento de serviços, uma franquia da Arranjos Express, especializada em consertos e ajustes rápidos de roupas, deve iniciar suas operações ainda este mês.
De acordo com o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti, a possibilidade de contribuir com esse desenvolvimento é de grande importância. “As movimentações no mix são comuns, pois temos uma preocupação constante com o aprimoramento da nossa oferta, para entregar aos nossos clientes uma gama de produtos e serviços que atenda plenamente suas necessidades. Mas, neste momento, acompanhar a chegada deste volume de novas operações, e o investimento em ampliação ou reforma de duas marcas fortes, adquire maior significado. Ficamos muito contentes com este cenário de positividade, que movimenta a economia, gera empregos e traz mais opções para os consumidores.”
Dentre os empreendimentos que iniciam suas operações no shopping, um é ainda inédito na cidade. Trata-se da franquia Artex, do setor de cama, mesa e banho, que tem inauguração prevista para o final de junho. A Artex ganhou destaque nas camas montadas em todos os quartos do reality Big Brother Brasil 21, “incluindo o roupão do líder, que é um sucesso de vendas”, acrescenta Giselle Aricó, a empresária franqueada.
Já o empresário André Gesta, que inaugura a nova loja da Ellus até o fim de junho, comenta que o cenário de restrições e incertezas acabou prejudicando muitos planos empresariais, mas ao mesmo tempo também foi capaz de gerar oportunidades, que abrem caminho para novos negócios.
“São oportunidades que o nosso grupo enxerga. Integramos um grupo de comércio varejista em shopping, que tem se especializado nisso. Infelizmente, nessa crise, nessas adversidades, que envolvem muito mais do que economia, é a maior crise que a nossa geração está vivendo. Mas ao mesmo tempo o mercado muda, se adapta e surgem oportunidades”, afirma.
Investimentos na Zona Leste
Empresário do setor da saúde, o brasiliense Bruno Cruz viu na Zona Leste de Manaus um campo vasto para o negócio que tinha em mente. Com sede em Brasília e filiais em três capitais do Norte, a clínica Infinita foi inaugurada em Manaus há cerca de 45 dias e passou a atender a reprimida demanda por exames de imagem naquela que é a zona mais populosa da cidade.
Com a pandemia, a alta do dólar e a corrida pela compra de equipamentos médicos, o empresário viu seu planejamento cair por terra. Teve de se adaptar e investir, por enquanto, em apenas um dos vários equipamentos que pretende dispor em sua clínica Infinita, um aparelho de ressonância magnética.
Agora, com o cenário econômico voltando a dar sinais de vigor, o empresário demonstra otimismo e fala com confiança sobre novos investimentos. Ele também diz perceber esse sentimento em diversos investidores naquela zona da cidade.
“Acredito que a vacinação trouxe segurança para o retorno dos investimentos. Antes da covid, já estava havendo um boom de investimentos na Zona Leste. E tenho observado o retorno desses investimentos no último mês”, diz ele. “Esses grandes investimentos têm impacto na economia local, aumentam a demanda de serviço, emprego e isso se reflete em todas as áreas”, completou o empresário.