Prefeitura de Manaus participa de solenidade de posse do juiz federal Érico Pinheiro no TRE-AM
A Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Civil, participou, nesta terça-feira, 23/6, da cerimônia de posse do juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, que assume como membro titular da Corte para o biênio 2026-2028. A solenidade, realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, contou com a presença do chefe da Casa Civil, Célio Guedes, e da procuradora-geral do município, Carmen Santos.
Célio Guedes ressaltou a importância da relação harmônica entre os poderes Municipal e Judiciário para melhorar a vida da população manauara.

“Estamos aqui na solenidade de posse do juiz federal, doutor Érico Pinheiro, para reforçar o compromisso da Prefeitura de Manaus com a instituição judiciária. Isso é muito importante, essa relação institucional e Judiciário, e a prefeitura só reforça o compromisso que tem com a sociedade manauara”, afirmou o chefe da Casa Civil.
O juiz federal Érico Pinheiro assume como membro titular do TRE-AM, após integrar a corte como juiz membro substituto no biênio 2024-2026. O magistrado assume a vaga deixada pela juíza federal Mara Elisa Andrade, que agora assume a condição de membro suplente.

Durante a solenidade, Érico Pinheiro destacou que em seu novo cargo, atuará da mesma forma que a Justiça Federal, com foco na defesa da Constituição, do Estado democrático e dos direitos sociais.
“A Justiça Eleitoral aqui no Brasil é um grande desafio devido à peculiaridade da nossa região, um Estado com dimensões continentais, grande distância. As eleições deste Estado são um grande desafio por conta de tudo isso e essas circunstâncias devem ser levadas também em consideração ao momento de decidir. Eu levo em consideração à realidade do nosso ribeirinho, do indígena, do caboclo, que exerce a sua democracia, a sua cidadania nesse período eleitoral”, pontuou o juiz.
Em sua participação, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com o diálogo institucional entre o município e o Poder Judiciário. Os diálogos entre os poderes fortalecem os direitos da população manauara nas zonas urbana e rural.
— — —
Texto – Emile Souza/Semcom
Fotos – João Viana/Semcom
Fonte: Prefeitura de Manaus