Manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino recebem prêmio nacional da Alimentação Escolar do FNDE

Manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino recebem prêmio nacional da Alimentação Escolar do FNDE

Da cozinha das unidades escolares de Manaus para o reconhecimento nacional. As manipuladoras de alimentos Gorete Silva dos Santos e Maria Ivanete Santos, responsáveis por receitas servidas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Manuel Bandeira e na creche municipal Magdalena Arce Daou, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), receberam, nesta terça-feira, 23/6, em Brasília, o prêmio “Melhores Receitas de Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As servidoras conquistaram o 1º e o 2º lugar da região Norte, respectivamente.

As vencedoras são responsáveis pelos pratos “Steak de pirarucu com banana-pacovã”, campeão da categoria Regional, e “Refogadinho de caruru com ovos”, que ficou em segundo lugar. As receitas, criadas para a alimentação dos estudantes, destacaram a valorização dos ingredientes amazônicos e o cuidado presente na merenda escolar.

O prefeito Renato Junior destacou que este reconhecimento nacional é motivo de grande orgulho para Manaus. 

“As conquistas da Gorete Silva e da Maria Ivanete demonstram o compromisso, o talento e o cuidado das nossas profissionais que, diariamente, contribuem para a formação e o bem-estar dos nossos estudantes. Ver ingredientes da Amazônia sendo valorizados em receitas premiadas nacionalmente reforça que estamos no caminho certo, investindo em uma alimentação escolar de qualidade, nutritiva e que faz parte da nossa identidade regional. Parabenizo as servidoras pela dedicação e por levarem o nome da nossa cidade ao destaque nacional”, afirmou.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, explicou como uma política pública de alimentação escolar pode transformar vidas e promover inclusão.

“Este evento representa a convergência das ações desenvolvidas pela nossa gestão. Fizemos questão de reunir todos os participantes para um encontro que trouxe pessoas de diversas regiões do Brasil, mostrando que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) vai muito além do FNDE. A iniciativa foi pensada para que pudéssemos ter uma dimensão dos avanços conquistados ao longo dos últimos anos. Acreditamos em uma alimentação escolar de qualidade, capaz de transformar vidas”, completou a presidente.

Premiação

Ocupando o primeiro lugar da região Norte na premiação, Gorete Silva enfatizou a importância do reconhecimento e relembrou a dedicação empregada na criação da receita vencedora. “Eu nunca tinha participado de uma premiação e estar hoje aqui em Brasília é algo que nunca imaginei. Fiz o prato com muito carinho e aqui está o resultado desse trabalho”, contou emocionada. 

Maria Ivanete também celebrou a conquista e disse que o prêmio incentiva novas criações na cozinha escolar. “Eu sempre trabalhei na cozinha e esse prêmio é muito importante, agradeço a Deus e toda a equipe da creche, sem eles isso não seria possível e esse prêmio vai me incentivar a melhorar e inovar cada vez mais na merenda escolar”, reforçou. 

O secretário municipal de Educação, Arone Bentes, ressaltou que a premiação representa o trabalho diário das equipes responsáveis pela alimentação dos estudantes. “Esse reconhecimento nacional demonstra o cuidado, a dedicação e o compromisso das nossas equipes com a alimentação escolar. É uma conquista que valoriza quem está todos os dias cuidando dos nossos alunos”, destacou.

Cada uma das manipuladoras foi premiada com o valor de R$ 5 mil e as unidades de ensino vinculadas à receita vencedora com R$ 8 mil, valor que deverá ser destinado à aquisição de equipamentos ou à melhoria da infraestrutura da cozinha escolar. As 55 receitas vencedoras também serão reunidas em um e-book digital.

— — —
Texto – Moara Cabral/Semed
Fotos – Divulgação/Semed


Fonte: Prefeitura de Manaus

Leia a matéria original

Portal Grande Circular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *