Águas de Manaus retoma ações itinerantes e leva serviços a bairros da cidade
Trabalho garante a manutenção de serviços essenciais para a saúde da população. Colaboradores seguem todos os protocolos de segurança recomendados pela OMS
As equipes do programa itinerante “Vem com a Gente”, da Águas de Manaus voltaram às ruas da cidade. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, os colaboradores da concessionária garantem a continuidade dos serviços essenciais de saneamento básico em Manaus. As equipes do programa itinerante estão atuando em três frentes na zona Sul da cidade, nos bairros Morro da Liberdade, Crespo e Santa Luzia.
Nas próximas semanas, os colaboradores da Águas de Manaus vão percorrer cada uma das ruas dos bairros, verificando a existência de vazamentos de rede de água, necessidade de trocas de hidrômetros, manutenção de ramais e serviços de regularização. “A Águas de Manaus é prestadora de um serviço essencial para a cidade. Atividades como manutenção de rede, padronização e melhorias, que têm efeito direto no abastecimento, são necessárias para garantir que a água continue chegando até a casa das pessoas nesse momento de pandemia”, explica o gestor do Vem com a Gente, Waldyr Vilanova. Todos os colaboradores do programa vestem uniforme da empresa, usam crachá funcional e utilizam veículos com a logomarca da concessionária.
O cuidado com a saúde e o bem-estar da população e de seus colaboradores é uma das maiores preocupações da Águas de Manaus. Por isso, nas atividades desenvolvidas nas ruas, os colaboradores seguem todos os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19. Eles usam máscara, álcool em gel e são orientados a manter distanciamento físico em qualquer abordagem a clientes. A Águas de Manaus é uma empresa que possui o selo Safeguard, concedido pela organização internacional Bureau Veritas. A certificação é uma prova da efetividade da empresa na execução de medidas de saúde e segurança contra a Covid-19.
DE CASA EM CASA – As equipes do Vem com a Gente percorrem uma a uma, as casas dos bairros por onde o programa de atendimento itinerante passa. Além disso, o VCG também mantém um ponto fixo de atendimento no próprio bairro visitado, para receber os clientes que preferirem um suporte presencial. Nesses locais, os moradores dos bairros podem solicitar todos os serviços da empresa, fazer cadastro na Tarifa Social, negociar débitos em condições flexíveis, pedir religação de água, fazer mudança de titularidade, solicitar substituição e instalação de hidrômetros e até extensão de rede de água tratada.
PONTOS DE ATENDIMENTO – No Crespo, o ponto de atendimento itinerante está instalado no estacionamento do Supermercado DB, na avenida Silves. Já os moradores do Morro da Liberdade e Santa Luzia, tem a sua disposição, um ponto no Centro Desportivo Comunitário (CDC) de Santa Luzia, na rua Guanabara. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. As medidas de segurança e distanciamento físico são adotadas nos pontos.
EFICIÊNCIA – Além de aproximar a empresa da população, o programa Vem com a Gente promove a regularização do abastecimento na cidade e se tornou um dos maiores aliados no combate ao desperdício de água. Cerca de 250 mil imóveis e 1,2 milhão de pessoas já foram visitados e beneficiados pelas equipes do VCG. Com ele, mais de 63 mil metros de redes de abastecimento foram implantados pela Águas de Manaus, beneficiando principalmente moradores de regiões vulneráveis como becos, escadarias e áreas de palafitas ou rip-rap. Moradores destes locais são também cadastrados na tarifa social, um benefício que concede 50% de desconto no valor das faturas para pessoas de renda menor.